domingo, 5 de outubro de 2008

Sobre Moda

Essa semana teve o Oi Fashion Music, infelizmente não deu para ir para tudo, mas, acho que ao mais importante eu fui...a palestra sobre "Tendências de Moda" da WGSN, e foi o bicho! Vou colocar um pouquinho aqui das informações importantes para quem gosta do mundo de la mode...


*** WGSN -à Tendências de Moda *** Palestra por Adriana Papavero

"Num mercado tão competitivo como o que vivemos, estar antenado nas macro e micro tendências é imperativo para o caminho ao sucesso. Porém, a dinâmica atual vibra e dificulta a assimilação das diversas informações recebidas.
No dia 17 de junho de 2008, no Iguatemi Shopping de São Paulo, houve a palestra de Juliet Warkentin, diretora de conteúdo da WGSN, empresa que proporciona um serviço de pesquisa online, análise de tendência e notícias sobre moda, design e estilo para indústrias. Com base em Londres e escritórios ao redor do mundo, a proposta da empresa é, justamente, facilitar a vida das empresas que buscam informações frescas e certeiras.
Além de conhecer um pouco do incrível serviço de informação que a empresa presta, a diretora de conteúdo também deu uma pincelada sobre as tendências das estações Outono/ Inverno 2008/09 e Primavera/ Verão 2009/10.
Em relação às cores e estilos Inverno 2008/09 eles dividiram os dados em cinco grupos: minimalista escultural, vida no campo, romance obscuro, baú da vovó e contos folclóricos.
Dentro do grupo Minimalista, ressaltam as cores leitosas, novas silhuetas que trazem um frescor à idéia do minimalismo, é o super luxo. Fechos embutidos e assimétricos, alfaiataria simplificada, ombros, quadris e cintura ressaltados.
No grupo Vida no Campo busca-se inspiração no inglês clássico, detalhes vindos das peças tradicionais do campo, como a lã de carneiro, veludo cotelê. Nas estampas, figuras de caças e nas cores a predominância de verde musgo e âmbar.
O Romance Obscuro traz referências do gótico, punk e rock, mas também há um quê de romance, principalmente para o feminino. É um bom estilo para a alfaiataria. Há contraste nos tipos de tecidos, forte presença de ondulações, babados e sobreposições. A pelerine vem com ombros mais estreitos e altos. As cores que se destacam são o negro e azul meia noite.
O grupo Baú da Vovó explora looks dos últimos 50 anos. As misturas são desordenadas, despertando um lado artístico e excêntrico. Muitos detalhes feitos à mão, estampas de novidades e florais estilo escovado. As cores são verde oliva, caramelo e pêssego.
Para o grupo Contos Folclóricos a miscelânea é de oriente, anos 70, rock e art nouveau. Os marrons avermelhados vêm com força total. Looks decorativos, tecidos com textura de casa de abelha e a cashmera foram evidenciados na palestra. Na decoração, a renda surge com força, assim como o ponto cruz e o bordado. Para os homens a ênfase é no estilo vintage.
Sobre as macrotendências Primavera/ Verão 2000/10, a WGSN também dividiu as informações em grupos.
No grupo Invencible as figuras de guerreiros inspiram o comportamento que aparece eufórico e encantado. O mundo neste grupo é extraordinário e aparece como arte escapista e histórias surrealistas. A fotografia de 3 dimensões é bastante explorada, assim como o simbolismo místico em contrapartida com o tecnológico.
Outro grupo é o Nice!. O otimismo é o carro chefe nesta macrotendência. A idéia é rir frente aos conflitos, é trabalhar mensagens positivas em ambientes urbanos mais duros, tudo isso com a intenção de trazer a felicidade à tona.
O arco-íris e a art pop são figuras que representam muito bem o Nice!.
Já a macrotendência Futuro Imperfeito traz a idéia de que nada é eterno. Busca inspiração no incompleto e no inacabado. Por exemplo, locais feios com detalhes de sonho são premissas neste grupo. Comemora-se a beleza do imperfeito, o fracasso é visto como sucesso. A mancha redonda da caneca de café na superfície da mesa vira símbolo impresso na camiseta. Neste grupo, as coisas nem sempre são o que parecem.
A WGSN surpreendeu os espectadores com as diversas informações, mas o mais gostoso foi que reforçaram a idéia que a moda é um desafio intelectual, além de divertida."

Nenhum comentário: